Carro de som
O carro de som é um tipo de mídia off-line que teve seu auge principalmente no período que antecedeu o surgimento da internet. Por meio do carro de som, os anúncios são exibidos por som em determinadas regiões da cidade, podendo alcançar um grande número de pessoas.
Atualmente, mesmo com uma diversificação muito maior de publicidade, o carro de som ainda é bastante requisitado.
Entre os motivos para a permanência desse tipo de mídia, destaca-se a efetividade nas vendas imediatas. Vale ressaltar que o público-alvo é alcançado com muito mais facilidade e geralmente se apressam em garantir os descontos que eventualmente são anunciados. De fato, trata-se de um tipo de mídia que lida com a sensação de urgência no consumidor e por isso consegue retornos mais rápidos.
O custo também é um atrativo para quem opta pelo carro de som. Estratégias como colocar outdoor nas ruas e financiar um comercial na TV aberta acabam custando um valor bem mais alto. Por isso, investir em um carro de som por ser muito mais rentável e trazer resultados bastante satisfatórios para o empreendedor.
Vantagens
Vamos destacar três grandes vantagens para a utilização da propaganda volante. São elas:
- Propaganda volante de baixo custo
Em relação aos outros modelos de propaganda offline, ou seja, fora da internet, a propaganda volante se sobressai como a mais barata, em relação a anúncios na TV ou jornais.
- O som ressalta a curiosidade das pessoas
Quando o carro propaganda vem se aproximando, é comum que as pessoas parem o que estão fazendo para prestar atenção na mensagem. Isso ajuda na efetividade da propaganda.
- Segmentação da propaganda volante
A propaganda volante é outra vantagem. Com ela, é possível levar a mensagem no horário e nos bairros onde está o público-alvo.
Caso você possua um comércio local, é indicado que o carro propaganda circule por perto. Se o empreendimento é um atacado, vale passar em regiões onde há bares que podem se tornar clientes.
A propaganda volante moldou o comportamento do consumidor por muitos anos e não é porque se ouve falar pouco, que se tornou irrelevante.
Cabe salientar que, em algumas cidades, é preciso obter autorização da Prefeitura para poder rodar propaganda volante nas ruas. Por isso é importante buscar a contratação de empresas sérias, que vão conhecer a legislação local e vão fazer um bom trabalho.
Comunicação direta
Um dos objetivos da propaganda volante deve ser a transmissão objetiva da mensagem, para que não haja risco de a pessoa dentro de sua casa não conseguir escutar.
Por isso, é muito recomendada a supermercados, varejos e comércios em geral, que podem expressar suas ofertas de forma rápida, direta e objetiva.
Hábitos do consumidor
Prova de que a propaganda volante ainda é efetivo é uma pesquisa feita pelo Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro em 2017, sobre os Hábitos do Consumidor. Nela, foi constatado que este é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelo consumidor para tomar conhecimento das promoções, com 23%.
Ele só perde para a televisão (42%), um meio de comunicação muito mais caro, que muitos empresários não podem arcar. Destaca-se, portanto, que ainda fica à frente da internet.
Além disso, unindo o útil ao agradável, o fator que mais influencia o consumidor na hora de sua compra é o preço do produto. Com a propaganda volante sendo usado, muitas vezes, para informar ofertas de produtos, tem-se uma propaganda muito consumida e confiável.